Nome original do viés: Unmasking (detection signal) bias

Tradutor: Carolina de Oliveira Cruz Latorraca

Primeiro revisor: Rafael Leite Pacheco

Segundo revisor: Rachel Riera

LEGENDA TRADUZIDA

Uma exposição inocente que, em vez de causar a doença, causa um sinal ou sintoma que desencadeia a busca pela doença.

TEXTO TRADUZIDO

 

Introdução

Algumas exposições causam algumas doenças em pessoas que recebem um diagnóstico de forma precoce. Porém essas exposições não necessariamente causam as doenças. Quando isso acontece, o viés de desmascaramento, ou sinal de detecção, ocorreu.

 

Exemplos

Uma medicação causa sangramento vaginal em uma mulher, que por esse motivo procura atendimento médico, e ao ser examinada e investigada, ela recebe o diagnóstico de câncer.  Neste caso, pode parecer que a medicação causou o câncer. Porém, o que pode ter acontecido é que a medicação induziu uma investigação precoce ou mais detalhada, levando a um aparente aumento das taxas de câncer entre as mulheres que utilizam a medicação. Este é o viés de desmascaramento (sinal de detecção).

Impacto

Nós não sabemos se algum estudo investigou formalmente o impacto deste viés.

Passos para prevenção

Durante o desenho do estudo, tente identificar os fatores que podem causar esses sinais ou sintomas que também podem ser relacionados com a doença de interesse. Durante a análise dos dados, tenha em mente tais fatores, e realize uma análise de sensibilidade, se indicado.

 

Link para o original: https://catalogofbias.org/biases/unmasking-detection-signal-bias/

 

 

Deve ser citado como: Catalogue of Biases Collaboration. Spencer EA, Aronson JK Heneghan C. Unmasking (detection signal) bias. In: Catalogue Of Bias 2019. https://catalogofbias.org › unmasking-detection-signal-bias.

Fontes:

Sem fontes citadas.