Nome original do viés: All’s well literature bias

Tradutores: Regis Vieira / Carolina de Oliveira Cruz Latorraca

Primeiro revisor: Rafael Leite Pacheco

Segundo revisor: Rachel Riera

Ocorre quando as publicações omitem ou minimizam controvérsias ou resultados díspares.

Introdução

O viés de teoria dominante se refere a situações em que existe um viés sobre teorias dominantes que, de alguma forma, impedem que evidências de teorias opostas sejam publicadas. O mecanismo por meio do qual isso pode acontecer não está claro, mas imagina-se que isso ocorra de forma inconsciente, ou consciente por aqueles que têm interesse em manter a teoria atual como dominante.

Exemplos

….. (b) O viés de teoria dominante. Sociedades profissionais ou científicas podem publicar relatos ou editoriais que omitem ou minimizam controvérsias ou resultados diferentes. Por exemplo, o debate sobre o ‘controle’ e as complicações do diabetes, mostrado nos editoriais do New England J Med 294: 1004, 1976 e 296: 1228-1229, 1977.

Sackett DL. Bias in Analytical Research

Sackett estava se referindo aos editoriais que podem ser um repositório do viés de teoria dominante devido à predominância de uma opinião.

No exemplo do NEJM, por quase 50 anos, desde que o tratamento com insulina foi iniciado, proponentes de abordagem terapêuticas de controle ‘rígido’, ‘firme’ ou ‘químico’ da glicemia citavam evidências retrospectivas sobre diminuição ou retardo do desenvolvimento de nefropatia e retinopatia quando os níveis de glicose eram normalizados pelo uso dessa abordagem. Profissionais com opiniões opostas a essas apontavam para as complicações apresentadas em muitos desses pacientes. (Cahill 1976)

Impacto

Até onde sabemos, não existem estudos avaliando formalmente o impacto deste viés. Nós consideramos que sua natureza subjetiva faça com que ele seja difícil de ser quantificado. Artigos individuais, porém, podem ter o potencial de ter implicações significativas em políticas e práticas em saúde.

Passos para prevenção

Mecanismos para apoiar submissões de publicações de diferentes autores, praticar revisões por pares justas, evitar nepotismos e evitar conflitos, devem ajudar a prevenir esse viés.

Link para o original: https://catalogofbias.org/biases/alls-well-literature-bias/

 

Deve ser citado como: Catalogue of Bias Collaboration. Spencer EA, Heneghan C. All’s well literature bias. In: Catalogue Of Biases 2018: www.catalogueofbiases.org/biases/allswellliteraturebias

 

Fontes:

Sackett DL. Bias in analytic research. J Chron Dis 1979; 32: 51-63.

Cahill GF Jr, Etzwiler LD, Freinkel N. Editorial: “Control” and diabetes. N Engl J Med. 1976 Apr 29;294(18):1004-5. No abstract available.