Nome original do viés: Volunteer bias
Tradutor: Carolina Oliveira Cruz Latorraca
Primeiro revisor: Rafael Leite Pacheco
Segundo revisor: Luís Eduardo Fontes
Terceiro revisor: Rachel Riera
LEGENDA TRADUZIDA
Participantes que se voluntariam para participar de um estudo intrinsecamente têm características diferentes da população geral de interesse.
TEXTO TRADUZIDO
Introdução
Estudos sobre saúde humana utilizam amostras para obter informações sobre a população. O objetivo é que a amostra represente a população de interesse de forma mais acurada possível. A seleção de participantes deve ser feita de maneira que a amostra de participantes do estudo permaneça representativa da população como um todo. Quando a amostra é composta por voluntários, existe o risco de que ela não represente a população geral.
O viés de participação voluntária pode ocorrer em todos os estágios de um ensaio clínico, desde o recrutamento até o período de seguimento. As diferenças entre os voluntários e a população de interesse não estão restritas a fatores sócio-demográficos, mas podem incluir atitudes relacionadas ao estudo e à instituição envolvida.
O viés de participação voluntária também pode estar relacionado às condições ou doenças estudadas, já que os voluntários têm menor probabilidade de participarem de estudos sobre doenças ou comportamentos que são considerados como não aceitáveis pela sociedade, como doenças relacionadas ao abuso de substâncias.
Exemplos
Um estudo avaliando o viés de participação voluntária usando dados de um ensaio clínico sobre suplementação com probióticos para atopia infantil (Jordan 2013) mostrou que à medida que o estudo progredia, a participação de pessoas mais carentes diminuia. A probabilidade de que esses participantes saíssem do estudo foi maior entre seis meses e dois anos de seguimento. Os autores também observaram que as mães mais interessadas em probióticos estavam mais dispostas a comparecer às visitas e consentir com os testes cutâneo-alérgicos. Mães que participavam acompanhando seus filhos também estavam mais dispostas a consentir com a doação de uma amostra de sangue.
Em outro estudo sobre viés de participação voluntária em pesquisas sobre sexualidade, os autores relataram que os participantes voluntários apresentavam atitude mais positiva com relação à sua sexualidade, menos culpa relacionada ao prazer e mais experiência, do que os participantes não-voluntários (Strassberg 1995). Essas diferenças foram independentes do sexo e os autores concluíram que “as implicações desses achados são desanimadores para a generalização dos resultados de pesquisas sobre sexualidade.”
Impacto
É difícil estimar o impacto do viés de participação voluntária e a direção de seus efeitos. Voluntários tendem a ter maior nível de educação, serem de classes sociais mais altas e participam de forma mais entusiasmada do estudo. Um estudo descobriu que mulheres costumam se voluntariar mais, e serem mais saudáveis e aderirem a tratamentos mais frequentemente do que homens.
Passos para prevenção
A probabilidade de ocorrer o viés de participação voluntária aumenta quando as taxas de recusa de voluntários aumentam. Portanto, qualquer técnica que aumente o número de voluntários pode minimizar o risco de viés. Garantir o anonimato e a confidencialidade dos participantes é essencial para aumentar a participação das pessoas em estudos e diminuir o viés de participação voluntária.
Link para o original: https://catalogofbias.org/biases/volunteer-bias/
Deve ser citado como: Catalogue of Bias Collaboration, Brassey J, Mahtani KR, Spencer EA, Heneghan C. Volunteer bias. Catalogue Of Bias 2017: http://www.catalogofbias.org/biases/volunteer-bias
Fontes
Jordan S, et al. Volunteer bias in recruitment, retention, and blood sample donation in a randomised controlled trial involving mothers and their children at six months and two years: a longitudinal analysis. PLoS One. 2013 Jul 9;8(7):e67912.
Porta M et al. A dictionary of epidemiology. 6th edition. New York: Oxford University Press: 2014
Salkind, N. J. (2010). Volunteer Bias. Encyclopedia of research design Thousand Oaks, CA: SAGE Publications Ltd
Strassberg DS et al. Volunteer bias in sexuality research. Arch Sex Behav. 1995;24(4):369-82.
Sackett DL. Bias in analytic research. J Chron Dis 1979; 32: 51-63
PubMed feed
Estas fontes podem ser recuperadas dinamicamente a partir do PubMed:
Dawson SJ, Huberman JS, Bouchard KN, McInnis MK, Pukall CF, Chivers ML. Effects of Individual Difference Variables, Gender, and Exclusivity of Sexual Attraction on Volunteer Bias in Sexuality Research.