Nome original do viés: Unacceptable disease bias

Tradutor: Carolina de Oliveira Cruz Latorraca

Primeiro revisor: Rafael Leite Pacheco

Segundo revisor: Rachel Riera

Introdução

“Quando as doenças não são socialmente aceitáveis, como insanidade, elas tendem a ser pouco relatadas.” (Sackett et al. 1979) O viés de doenças socialmente não aceitas é um subtipo de viés de relato em que as condições (ou doenças), devido a vergonha ou constrangimento, não são totalmente relatadas. Isso reduz a validade dos dados dessas condições e pode dificultar as comparações em estudos.

Este viés é potencialmente responsável por discrepâncias nas taxas de mortalidade por câncer em diferentes países, onde fatores culturais influenciam o registro das causas das mortes e, em alguns casos, até o registro do câncer. A exposição ao viés de doenças socialmente não aceitáveis é similar à situação em que os indivíduos podem não relatar exposições por serem socialmente não aceitáveis.

Exemplos

No estudo de coorte Whitehall II, foram investigadas as razões psiquiátricas para as pessoas pedirem afastamento do trabalho. Para um subgrupo, esses registros foram cruzados com informações sobre os registros médicos gerais (Stansfeld 1995). O estudo mostrou um sub-relato de psicose como motivo para falta no trabalho: 2% nos registros do trabalho versus 15% nos registros médicos gerais. Os autores comentaram: “Esta importante causa de sub-relato está principalmente relacionada com o estigma do diagnóstico de uma doença psiquiátrica, especialmente com relação ao futuro dessa pessoa no trabalho.”

Impacto

O estudo de Whitehall II mostrou o impacto do viés de doenças socialmente não aceitáveis pode ser grande: apenas 13% da população relatou ter razões psiquiátricas para solicitar o afastamento do trabalho.

Passos para prevenção

Em questionários, questões relacionadas às doenças socialmente não aceitáveis devem vir ao final para não afetar as outras perguntas (Choi BC 2005). Respostas anônimas (por exemplo com o uso de questionários enviados pelo correio) podem resolver alguns problemas que podem surgir devido ao viés de doenças socialmente não aceitáveis.

Link para o original: https://catalogofbias.org/biases/unacceptable-disease-bias/

 

Deve ser citado como

Catalogue of Bias Collaboration, Spencer EA, Heneghan C. Unacceptable disease bias. In: Catalogue Of Bias 2017:  https://www.catalogofbias.org/biases/unacceptable-disease-bias.

 

Fontes:

Sackett DL. Bias in analytic research. J Chron Dis 1979; 32: 51-63

Stansfeld S et al. Sickness absence for psychiatric illness: the Whitehall II Study. Soc Sci Med. 1995 Jan;40(2):189-97

Choi BC et al. A catalog of biases in questionnaires. Prev Chronic Dis. 2005 Jan;2(1):A13. Epub 2004 Dec 15.

Delgado-Rodríguez M et al. Bias. Journal of Epidemiology & Community Health 2004;58:635-641.