Esta revisão sistemática foi produzida por meio de uma ação colaborativa entre o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês (NATS-HSL), Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (UATS-HAOC) e o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Moinhos de Vento (UATS-HMV)

 
As buscas foram conduzidas em 2 de junho de 2020 e identificaram 4 coortes históricos com dados disponíveis e 19 ensaios clínicos em andamento. Os coortes incluíram 889 adultos hospitalizados com Covid-19, e compararam exposição à heparina versus tratamento de suporte (3 estudos) ou heparina em dose terapêutica versus profilática (um estudo). O risco de viés destes estudos foi considerado crítico. 
E a certeza da evidência foi considerada muito baixa para todos os desfechos analisados. 
Considerando a limitação metodológica importante dos estudos disponíveis até o momento e a imprecisão de seus resultados, nenhuma estimativa sobre a eficácia e a segurança da heparina para Covid-19 pode ser assumida. O uso de heparina em dose terapêutica deve ser feito com cautela, em um cenário de pesquisa. O uso de heparina em dose profilática deve seguir a recomendação habitual de acordo com os fatores de risco associados à condição clínica do paciente, independente do diagnóstico de Covid-19. Espera-se que os resultados dos ensaios clínicos em andamento possam reduzir as incertezas para orientar a tomada de decisão. (PROSPERO Database: CRD42020190255).
 
Acesse o documento na íntegra: http: RS_rapida_HEPARINAS_COVID19_15_06_2020.pdf
 

Citar como: Riera R, Bagattini AM, Pachito DV, Medeiros FC, Brito GV, Matuoka JY, Marra LP, Parreira PCL, Oliveira Jr HÁ, Falavigna M, Stein C, Colpani V. Heparinas paraCovid-19. Revisão sistemática. Disponível em: https://oxfordbrazilebm.com/index.php/2020/05/02/heparinas-para-infeccao-por-sars-cov-2-covid-19-revisao-sistematica-rapida2/. Acessado em [acrescentar dia, mês e ano].

 


Versão anterior 01/05/2020:

Versão anterior 17/04/2020: