A Oxford-Brazil EBM Alliance comemora, no dia 10 de agosto de 2020, a publicação e o envio de 50 newsletters diárias sobre a Covid-19 para pesquisadores no Brasil e no mundo, em português. De segunda a sexta-feira, a equipe da Alliance busca e seleciona cinco ou seis artigos relevantes publicados no mesmo dia ou no dia anterior e oferecem uma descrição em poucas linhas. “Chamamos a atenção para o que acreditamos que sejam leituras úteis para os profissionais de saúde que se interessam por medicina baseada em evidências”, comenta Rafael Pacheco, que lidera a produção das newsletters. “Assim, eles não perdem tanto tempo procurando, e no final do dia recebem um resumo“.
O time tem experiência: são autores de revisões sistemáticas que dominam as melhores técnicas de busca nas bases de dados de estudos indexados. Ana Paula Pires dos Santos, que colabora com a sugestão de artigos, explica que eles interessam a clínicos de todas as áreas: “Procuramos artigos de boa qualidade de evidência ou boas revisões que sejam úteis não somente para médicos mas para outros profissionais de saúde“, ressalta, “como eu, que sou cirurgiã-dentista, mas também educadores e membros do público ou jornalistas“.
A “Covid-19 Daily Newsletter” da Oxford-Brazil EBM Alliance tem um formato simples e acessível: uma página em PDF com os links dos artigos que segue pelas mídias sociais e por WhatsApp, chegando rapidamente aos celulares e podendo ser facilmente compartilhada. São estudos, cartas e editoriais publicados em revistas científicas, notícias, blog posts e podcasts feitos por quem entende de evidências em saúde.
Os artigos geralmente estão publicados em inglês. Todos eles são revisados na íntegra pela liderança da Oxford-Brazil EBM Alliance para garantir que somente material de qualidade chegue às mãos dos clínicos. “Porém, não interpretamos nem fazemos avaliação dos resultados dos estudos: cada um deve tirar suas próprias conclusões“, diz Rafael. “Alguns dos materiais que divulgamos são justamente críticas à metodologia utilizada em alguns estudos em Covid-19“, completa Luís Eduardo Fontes, um dos fundadores da Alliance.
“Nós esperamos que, com as nossas iniciativas educacionais, nosso público tenha cada vez mais condições de fazer a avaliação crítica dos estudos em Covid-19“, comenta Rachel Riera, co-fundadora. “A pandemia vem também com uma “publidemia”, uma quantidade avassaladora de publicações. Esperamos que, ao receber a newsletter, os profissionais de saúde e gestores possam refletir sobre o quanto do que está sendo publicado é útil clinicamente. Temos recebido bom feedback, acho que estão gostando!“, comemora.
Patrícia Logullo
Jornalista, medical writer.
Oxford-Brazil EBM Alliance. EQUATOR Network.