Tradutores: Paulo Nadanovsky, Ana Luiza Cabrera Martimbianco
27 de abril de 2020
Carl Heneghan, Marcy C McCall, Tom Jefferson
Até 26 de abril, seis países foram responsáveis por 155.457 das 206.008 (75,5%) mortes por COVID-19.
Esses países são Bélgica, França, Itália, Espanha, Reino Unido e EUA, que representam 7,5% da população mundial (aproximadamente 569 milhões de pessoas).
É possível que algumas mortes ocorridas durante o período relatado ainda não tenham sido contabilizadas, e que as mortes em outros países possam aumentar. Além disso, a definição de “mortes por COVID” pode ser diferente de país para país e durante o período relatado.
Esses seis países, no entanto, têm sido afetados de forma desproporcional: sua taxa de mortalidade combinada é de 27,3 por 100.000, o que é 39 vezes maior do que a média mundial de 0,7 por 100.000.
Temos documentado isso, portanto, algumas investigações se concentram nos fatores que predispuseram esses seis países a taxas de mortalidade tão elevadas.
Estes números estão atualizados para 26 de abril.
Veja também:
COVID 19 – A Viúva de Hampstead Revisitada
Efeito da Latitude na COVID-19
Marcy C. McCall, BKin, MSc, DPhil, Departmental Lecturer e Pesquisador Honorário Sênior, Nuffield Department of Primary Care Health Sciences
Carl Heneghan, BM, BCH, MA, MRCGP, DPhil, Professor de Medicina Baseada em Evidência e Diretor do Centro de Medicina Baseada em Evidência em Oxford.
Tom Jefferson é tutor associado sênior e pesquisador honorário, Centro de Medicina Baseada em Evidência, Universidade de Oxford. Declaração de conflitos de interesse aqui