Nome original do viés: Referral filter bias

Tradutor: Carolina Oliveira Cruz Latorraca

Primeiro revisor: Rafael Leite Pacheco

Segundo revisor: Enderson Miranda

Terceiro revisor: Rachel Riera

Introdução

O viés de local de encaminhamento foi listado por David Sackett em 1979 e indica que os participantes de um estudo podem não representar devidamente a população alvo, e portanto, os resultados de um estudo podem não ser aplicáveis e ter baixa validade externa.

Exemplo

Pessoas com hipertensão arterial da comunidade podem ter características diferentes de pessoas com hipertensão arterial estudadas em hospitais. Estes últimos pacientes estão mais propensos a ter características incomuns, hipertensão mais grave e de causas secundárias. Pode ser que eles, então, não representem a população geral com hipertensão arterial.

Impacto

Até onde sabemos, o viés de local de referenciamento não foi avaliado formalmente. Porém, o impacto do viés de seleção é considerado como relevante neste viés.

Passos para prevenção

Métodos e desenhos de estudo para minimizar o viés de seleção podem também levar em consideração o viés de local de encaminhamento, para garantir que uma amostra devidamente representativa da população seja recrutada para o estudo. A interpretação dos resultados do estudo deve sempre considerar se os critérios de inclusão ou características da amostra permitem a generalização dos dados para a população alvo.

Link para o original: https://catalogofbias.org/biases/referral-filter-bias/

 

Deve ser citado como: Catalogue Of Bias Collaboration. Bankhead C, Nunan D, Aronson JK. Referral filter bias. In: Catalogue Of Biases 2019.  https://catalogofbias.org/biases/referral-filter-bias/

Fonte:

Sackett DL. Bias in analytic research. J Chron Dis 1979; 32: 51-63