Nome original do viés: Popularity bias

Tradutor: Carolina Oliveira Cruz Latorraca

Primeiro revisor: Rafael Leite Pacheco

Segundo revisor: Enderson Miranda

Terceiro revisor: Rachel Riera

Introdução

Segundo David Sackett, o viés de popularidade ocorre quando “a admissão de pacientes em algumas práticas, instituições ou procedimentos (cirurgia, autópsia) é influenciada pelo interesse promovido pela condição apresentada e suas possíveis causas…” (Sackett 1979)

A definição original de David Sackett permite alguma ambiguidade. O viés de popularidade pode resultar de um maior conhecimento/interesse da população geral  sobre uma condição, fazendo com que a condição se torne “moda” e mais provavelmente citada como causa de algum sintoma relativamente inespecífico.

Por exemplo, na última década, o conhecimento da população sobre a doença celíaca (condição autoimune devido à intolerância ao glúten) tem levado ao aumento do número de reportagens na mídia sobre essa doença e a uma suposta relação com síndromes de intolerância ao glúten. Pessoas com quadro de desconforto abdominal podem, assim, suspeitar que tenham doença celíaca e, portanto, procurar os serviços de saúde.

Além disso, um provedor de serviço de saúde pode ser o instigador do aumento de interesse/ popularidade de uma certa doença ou condição. Propagandas feitas pelo provedor para testar uma condição que poderia ter passado despercebida, ou que poderia não causar claros problemas de saúde, podem levar a um aumento na “popularidade” da apresentação de certos sintomas ou preocupações sobre uma condição.

As duas situações levam ao viés de seleção. Um estudo pode ser influenciado pelo viés de popularidade se grupos de pessoas passaram por certas intervenções ou observações enquanto outros grupos não, já que com o passar do tempo a situação investigada pode não está mais “na moda”. Essas diferenças entre os grupos podem afetar os desfechos do estudo.

Existe também a tendência de itens mais populares serem recomendados mais frequentemente e itens menos populares serem raramente recomendados.

Exemplos

A decisão de Jade Goody em assumir publicamente o seu diagnóstico de câncer em 2009 levou a um aumento massivo no número de mulheres jovens buscando por exames de rastreamento de câncer. Cerca de 500.000 mulheres a mais apareceram para realizar o exame do colo do útero (papanicolau). Porém, em 2017, quando as mensagens públicas diminuíram, o número de exames foi o menor em 20 anos. (Guardian 2018)

Impacto

Até onde sabemos, não há nenhum estudo formal para avaliar o impacto do viés de popularidade. O impacto do viés de seleção foi discutido no registro “viés de seleção” deste catálogo.

Passos para prevenção

A randomização com sigilo de alocação adequada tem como objetivo reduzir o viés de seleção e pode ajudar a prevenir o viés de popularidade. Além disso, estudos com controles históricos devem ser transparentes sobre seu potencial para o viés de seleção e relatar como este viés foi controlado. Qualquer análise sobre incidência ou utilização de um serviço deve levar em conta as mensagens públicas que podem influenciar sua popularidade, e, portanto, analisar os em um longo prazo para diminuir variações em seu uso.

Link para o original: https://catalogofbias.org/biases/popularity-bias/

 

Deve ser citado como: Catalogue of Bias Collaboration, Spencer EA, Brassey J, Heneghan C. Popularity bias. In: Catalogue Of Bias 2017: www.catalogueofbiases.org/biases/popularitybias

 

Fontes

Sackett DL. Bias in analytic research. J Chron Dis 1979; 32: 51-63

Whatever happened to the Jade Goody effect? https://www.theguardian.com/society/shortcuts/2018/jan/21/whatever-happened-to-the-jade-goody-effect