Nome original do viés: One-sided reference bias

Tradutor: Ana Luiza Cabrera Martimbianco

Primeiro revisor:  Rafael Leite Pacheco

Segundo revisor: Rachel Riera

Introdução

O viés de referência unilateral ocorre quando o autor de um estudo cita apenas publicações que demonstram apenas um lado da evidência disponível. Esse viés pode surgir quando os pesquisadores citam publicações que apoiam seus conceitos prévios ou hipóteses, ignorando evidências que não estão de acordo com seu ponto de vista. Isso pode acontecer em qualquer estudo, mas um problema específico pode surgir quando ele ocorre em revisões de literatura, que devem supostamente representar uma coleção abrangente de todas as informações relevantes, juntamente com a descrição e a avaliação da qualidade e do conteúdo. O resultado pode representar de modo equivocado o total de evidências disponíveis e pode levar a alegações falsas ou pesquisas adicionais desnecessárias.

 

 

Exemplo

 

Tabela 1. Número de artigos com seleção positiva, neutra ou negativa das referências sobre o medicamento de interesse. Um artigo não apresentou referências em Inglês.

Seleção positiva Seleção neutra Seleção negativa Viés não possível Total Valor de p
Todos os medicamentos controlados
Qualquer idioma

Apenas inglês

44

 

38

10

 

8

22

 

20

35

 

44

111

 

110

<0,01

 

<0,05

Medicamentos controlados pelos autores
Qualquer idioma

Apenas inglês

30

 

26

9

 

9

19

 

18

53

 

57

111

 

110

<0,20

 

<0,30

 

 

Tabela 2. Número de artigos com seleção positiva, neutra ou negativa das referências sobre o medicamento de interesse, apresentado de acordo com a classificação da citação do periódico pelo Science Citation Index (SCI): SCI inferior, igual ou superior à classificação dos artigos não citados.  Os periódicos mais citados (com o fator de impacto mais alto) receberam as menores classificações.

 

Seleção positiva Seleção neutra Seleção negativa
Baixo Igual Alta Baixa Igual Alta Baixa Igual Alta
Todos os medicamentos controlados
Qualquer idioma

Apenas inglês

22

 

15

3

 

6

19

 

17

2

 

0

7

 

8

1

 

0

12

 

12

2

 

3

8

 

5

“Recuperar a literatura por meio da busca em listas de referência pode produzir uma amostra tendenciosa de artigos, e o viés de referência unilateral pode também tornar as conclusões de um artigo menos confiáveis” (Gøtzsche, 1987).

 

Impacto

Uma análise de viés de referência unilateral examinou listas de referência de artigos que relataram ensaios clínicos sobre artrite reumatoide. Dos 111 artigos analisados, 22 mostraram uma seleção negativa de referências e 44 uma seleção positiva (enquanto 35 não foram passíveis de análise porque todas as referências apresentaram o mesmo resultado).

Uma análise de viés de referência unilateral em artigos de revisão narrativa que abordavam intervenções para controle de ácaros da poeira em domicílios de pessoas com asma mostrou que a maioria das revisões tinha viés de referência. O ensaio clínico randomizado mais citado teve apenas sete participantes por grupo, e o estudos não randomizado mais citado incluiu apenas dez participantes por grupo, mas afirmou resultados muito positivos.

Uma análise de uma rede de citações para artigos que relataram as hipóteses de há acúmulo de proteína beta-amiloide no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer levou a alegações infundadas devido à presença de viés de referência (Greenberg SA. 2009). O autor deste estudo concluiu que o uso unilateral de citações pode ser usado para “gerar cascatas de informações resultando em autoridade infundada de afirmações”.

 

Passos para prevenção

Pesquisadores precisam começar com uma busca sistemática e imparcial da literatura sobre o tópico de interesse. Os autores devem apresentar seu estudo no contexto de todas as informações disponíveis sobre o tópico de interesse, que deve incluir referências de artigos que apoiam e não apoiam as conclusões de seu estudo, caso existam. Os autores de revisões de literatura devem seguir um protocolo pré-publicado e relatar as buscas usadas para encontrar os estudos, as bases de dados pesquisadas e como os artigos foram selecionados para inclusão na revisão.

Link para o original: https://catalogofbias.org/biases/one-sided-reference-bias/

 

Deve ser citado como:  Catalogue of Bias Collaboration. Spencer EA, Heneghan C. Confirmation bias. In: Catalogue Of Bias 2018. www.catalogueofbiases.org/biases/confirmationbias.

 

Fontes:

Dickersin K. Reference bias in reports of drug trials. Br Med J (Clin Res Ed). 1987 Oct 24; 295(6605):1066-7.

Gøtzsche PC. Reference bias in reports of drug trials. BMJ 1987; 295: 654-656

Greenberg SA. How citation distortions create unfounded authority: analysis of a citation network. BMJ 2009;339:b2680.

Sackett DL. Bias in analytic research. J Chron Dis 1979; 32: 51-63

Schmidt LM, Gotzsche PC. Of mites and men: reference bias in narrative review articles: a systematic review. J Fam Pract. 2005 Apr;54(4):334-8.

 

As seguintes fontes podem ser recuperadas dinamicamente a partir do PubMed:

McPhail S, Beller E, Haines T. Reference bias: presentation of extreme health states prior to EQ-VAS improves health-related quality of life scores. a randomised cross-over trial.

Schmidt LM, Gotzsche PC. Of mites and men: reference bias in narrative review articles: a systematic review.

Groot W. Scale of reference bias and the evolution of health.

Dickersin K. Reference bias in reports of drug trials.

Gøtzsche PC. Reference bias in reports of drug trials.