Nome original do viés: Previous opinion bias
Tradutor: Carolina Oliveira Cruz Latorraca
Primeiro revisor: Rafael Leite Pacheco
Segundo revisor: Luís Eduardo Fontes
Terceiro revisor: Rachel Riera
Introdução
O viés de opinião prévia descreve como o processo diagnóstico pode ser influenciado por um investigador que tem conhecimento de um teste prévio, resultados ou diagnósticos em um paciente. Ter uma opinião prévia pode ter o efeito de influenciar a probabilidade de um sintoma ou sinal ser registrado como presente ou de um diagnóstico ser incluído ou excluído.
Exemplos
Um médico solicita a seu colega que examine um paciente que está doente. A forma na qual o primeiro médico pede que o segundo faça o atendimento é vital para não introduzir vieses. Se o médico perguntar: ‘Você pode examinar o coração deste paciente, eu acho que ele tem um murmúrio’, isso introduz o viés de opinião prévia, já que será difícil considerar que o paciente tenha outra coisa que não seja um murmúrio no coração. O viés de opinião prévia ocorre se um colega passa adiante um diagnóstico: ‘Você pode examinar este paciente, eu acho que ele tem trombose venosa profunda’; ou se uma opinião sobre tratamento é feita: ‘Eu não acho que esse paciente se beneficiará com esse tratamento, você acha também?’.
Impacto
É difícil de determinar o impacto do viés de opinião prévia. Ele impactará na decisão de realizar testes subsequentes, na acurácia do diagnóstico, ou no desfecho ou decisão de tratamento. Em áreas como departamentos de emergência, onde existe a necessidade de trabalhar com rapidez e com inúmeros colegas, o viés de opinião prévia pode levar a erros. O viés de opinião prévia é muito similar ao viés de confirmação, em que ideias iniciais ou preconcebidas sobre algo levam à coleta de informações que confirmem tal opinião.
Passos para prevenção
Para reduzir a incerteza, os profissionais da saúde normalmente consultam colegas para uma segunda opinião. Uma forma de minimizar o viés de opinião prévia é fazer perguntas abertas: ‘você pode examinar esse paciente, eu preciso de uma segunda opinião’, e não fazer perguntas que direcionam a uma resposta: ‘você poderia confirmar se…‘.
Para reduzir vieses como o viés de opinião prévia, todo pesquisador e profissional da saúde deve se esforçar em observar e usar a melhor informação disponível, do melhor jeito, tendo noção que a percepção de alguém pode ser enganosa.
Link para o original: https://catalogofbias.org/biases/previous-opinion-bias/
Deve ser citado como: Catalogue of Bias Collaboration, Heneghan C, Spencer EA. In: Catalogue of Bias 2017. Previous opinion bias. https://catalogofbias.org/biases/previous-opinion-bias/
Fonte:
Sackett DL. Bias in analytic research. J Chron Dis 1979; 32: 51-63.